segunda-feira, 11 de julho de 2011

A oração que vence!

Olá, amados. A reunião de ontem foi maravilhosa, a presença de Deus foi tão grande que parecia que Jesus ia sair de dentro de nós a qualquer momento. Tivemos a visita abençoada da Elisangela e do Douglas, vocês são muito bem vindos e esperamos ver vocês sempre com a gente! Que Deus abençoe cada dia mais a família de vocês.

Bom, o assunto de ontem foi o seguinte:

A oração que vence!

Neemias 1:3-11:
"Eles me contaram que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para a província de Judá estavam passando por grandes dificuldades. Contaram também que os estrangeiros que moravam ali por perto os desprezavam. Disseram, finalmente, que as muralhas de Jerusalém ainda estavam caídas e que os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados.
Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei. Durante alguns dias, eu fiquei chorando e não comi nada. E fiz a Deus esta oração:
- Ó SENHOR, Deus do céu, tu és grande, e nós te tememos! Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos.
Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço dia e noite em favor dos teus servos, o povo de Israel. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Os meus antepassados e eu temos pecado.
Com os nossos atos, temos pecado contra ti e não temos obedecido aos teus mandamentos. Não temos obedecido às leis que nos deste por meio de Moisés, teu servo.
Lembra agora do que disseste a ele: “Se vocês, o povo de Israel, forem infiéis a mim, eu os espalharei entre as outras nações.
Mas, se depois disso, vocês voltarem para mim e obedecerem aos meus mandamentos, eu os trarei de volta para o lugar que escolhi para ali ser adorado, mesmo que vocês estejam espalhados pelos fins da terra.”
- Senhor, estes são teus servos, o teu povo. Tu os livraste do cativeiro com o teu grande poder e com a tua força.
Ouve agora a minha oração e as orações de todos os outros teus servos que têm prazer em te adorar. Faze com que eu tenha sucesso hoje e que o rei seja bondoso comigo. Nesse tempo eu estava encarregado de servir vinho ao rei."
 
A oração significa conversar com Deus, termos um relacionamento com Ele. Então, como a oração pode se tornar eficaz? Como podemos desfrutar da oração? Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos, disse a seguinte frase: "Tenho sido levado muitas vezes a ajoelhar-me pela convicção esmagadora de que, eu não tinha outra saída, minha própria sabedoria e a dos que estão ao meu redor pareciam insuficientes para o dia." Lincoln percebeu que a sabedoria dele e das pessoas que o cercavam não eram suficientes, por isso ele se ajoelhou, ou seja, se rendeu em um ato de humildade.
As igrejas de hoje não costumam mais se ajoelhar para orar, pois se acostumaram com a igreja moderna, com os hábitos da igreja moderna. Não significa que estão errados, mas se ajoelhar significa entrega e rendição a Deus, por isso é tão importante.

No versículo 3 de Neemias, nós podemos ver que o povo está derrotado, humilhado, cativo, com condições de miséria absoluta e totalmente desprotegidos, pois o muro havia ruído. A atitude de Neemias foi a de orar pelo seu povo, jejuar para pedir a Deus em nome de seu povo, acreditando que Deus era capaz de mudar aquela e qualquer situação.

Quando nós vamos orar, temos que orar com a mesma fé de Neemias, acreditando que Deus pode mudar qualquer situação de nossas vidas. Existem orações que, infelizmente, não passam do teto, pois são orações egoístas, não estão voltadas às pessoas.

Neemias tinha tudo onde ele vivia, mas quando ele recebeu a notícia sobre o que estava acontecendo com o seu povo, ele intercedeu a Deus por ele.
Há momentos na vida em que nós vivemos essas situações, em que os muros estão caídos. São momentos que ficamos desprotegidos e fáceis de se contaminar com as coisas ruins do mundo.

A muralha que sustenta nossa vida é CRISTO, não podemos construir esses muros baseado em outras coisas.

Quando nossos muros estão caídos, quando nos afastamos de Cristo, vivemos momentos de miséria absoluta. Algumas pessoas disseram que tipos de miséria poderiam atingir suas vidas.

O Vinicius deu como exemplo a miséria financeira.
O Gustavo, a miséria nos relacionamentos.
O Felippe, a miséria em si mesmo, quando você se torna insuportável e as pessoas não conseguem mais conviver com você.
A Léia falou das drogas, vícios tentadores do mundo. E também a miséria emocional, como a depressão.

Segundo o pastor Mauricio, quando estamos na miséria, achamos que nada dá certo, que as coisas não andam, a pessoa se aloja em um estado miserável, não porque Deus se afastou, mas por uma opção da própria pessoa.

Neemias se preocupou com o seu povo. Coisa que nós, muitas vezes, não fazemos. Pelo contrário, nós cobramos e julgamos as pessoas, e não oramos por elas. Deus pode mudar esse estado de miséria, nós precisamos acreditar nisso e orar.

Deus quer que nós tenhamos a mesma atitude de Neemias, ou seja, que nós nos preocupemos com as pessoas e oremos por elas.

A bíblia diz para orarmos pelo governo, pelas autoridades, pelos enfermos, cativos e necessitados. E o que nós estamos fazendo com as nossas orações?

O pastor Mauricio listou quatro princípios para termos uma oração eficaz.

O primeiro princípio é conhecer as necessidades (nossa ou da pessoa por quem estamos orando) e compartilhar com Deus. Assim que Neemias conheceu a necessidade do seu povo, ele orou compartilhando-a com Deus.

O segundo princípio é se transformar em um adorador, prestar culto a Deus, a sua vida em si prestar culto a Deus. Ou seja, adorar a Deus em princípio e em verdade.

O terceiro princípio é sermos pessoas perseverantes. Muitas pessoas oram, mas porque o tempo de Deus é diferente do nosso, desistem, não oram mais. Muitas situações perturbam nossas vidas por anos porque desistimos de orar, perdemos a fé. As pessoas querem que Deus resolva as coisas na hora, instantaneamente, isso descaracteriza a oração eficaz. Deus quer que nós sejamos perseverantes na oração.

Tiago 5:16-18:
"Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra.
Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita."

A oração do justo consegue alcançar o coração de Deus. Quando somos perseverantes e alcançamos o coração de Deus, Ele cuida de nós, nos abençoa e realiza os nossos desejos, segundo a Sua vontade.

O quarto princípio é confessar a Deus nossos erros e fraquezas. Neemias orou a Deus pelos pecados do povo. Nós precisamos confessar a Deus nossos pecados. Ele conhece nossos erros e fraquezas, mas quando confessamos a Ele, quebramos a miséria que há em nossas vidas, passamos a viver um novo momento com Deus.

Se encaixarmos esses quatro princípios nas nossas vidas, Deus fará grandes coisas por nós. Quando estamos próximos de Deus, percebemos que toda miséria é pequena comparada a Ele.

O que nós vamos fazer com tudo que aprendemos? Agir com nosso egoísmo ou agir como Neemias? A oração nos faz ver coisas que nós nunca imaginamos que veríamos, nos torna pessoas mais felizes. A oração pode tornar a vida de um miserável feliz. A oração cura, liberta, torna-nos útil.
Imagina o que Deus pode fazer com um povo miserável e descrente? Com a sua oração, você verá Deus fazer coisas maravilhosas pelas pessoas, verdadeiros milagres.

3 comentários:

  1. Elisangela e Douglas, fiquei muito feliz com a visita de vcs em minha casa, saiba que será muito bem vinda aqui...Que Deus abençõe muito a vida de vcs...O bebe de vcs é uma graça, muito querido e lindo, nos adoramos conhece-lo.bjs no corações de vcs...

    ResponderExcluir
  2. As vezes me sinto tão falha por sair, chegar, dormir e acordar sem falar com Deus!
    Espero que a cada dia eu continue criando esse hábito maravilhoso pois é assim que temos a chance de conversar com Deus e ouvir o que Ele tem a nos dizer, nos passar Seu direcionamento e tudo mais!

    ResponderExcluir
  3. ELISANGELA E DOUGLAS14 de julho de 2011 às 10:05

    Amamos estar com vcs domingo foi maravilhoso,sentimos muito a apresença de Deus em cada palavra em cada gesto.
    Agradeço a Deus a vida de cada um de vcs mil bjos Elisangela e Douglas.

    ResponderExcluir