segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A água

Olá, amados! A semana que passou foi muito especial! Neste sábado tivemos a festa de Bodas de Prata da Léia e do Valdir, foi um dia muito abençoado! Na quarta feira, postarei algumas fotos aqui e darei uma cobertura maior ao evento.

Por enquanto, vamos à mensagem deste domingo do pastor Maurício.

Fiquem todos na paz de Cristo!

A água

João 4:1-10; 13-14:
Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. 
Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galiléia.
Era-lhe necessário passar por Samaria.
Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.
Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) 
A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos).
Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva"...
Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna."   

Este elemento, a água, mantém a vida, refresca, limpa, hidrata, e sacia a nossa sede, nos mantem vivos.

O texto acima nos mostra o diálogo entre dois personagens:

1- Jesus, que cansado de sua viagem, assenta-se junto ao poço.
2- A mulher samaritana que veio tirar água do poço.

Jesus, apesar de sua sede, vê a necessidade da mulher de beber da água da vida, pois demonstra que a falta da água provoca muitos males, estes de ordem física, emocional e espiritual. 
Por que então deixamos de beber da água da vida?

Existem dois tipos de fontes de água que pode alimentar nossa vida.

1- A fonte artificial, que é aquela que pensamos poder saciar a nossa sede, isto é o vazio dentro de nós .
Este vazio pode ser provocado por alguns tipos de sofrimentos, tais como enfermidades, física, emocional, um stress contínuo etc.
Exemplo: A mulher samaritana e seus maridos, pelo qual Jesus se refere no texto (um pouco abaixo do que lemos).
Podemos dizer que sede é sinônimo de desejos, desejos insaciáveis em busca de coisas que nos tornem felizes, acreditando no prazer, no poder e no ter. Essa busca é perigosa e pode nos levar a um mundo desconhecido, e nos deixar com mais sede ainda. (Salomão diz que tudo é ilusão).

2-
Jesus é o único manancial da água da vida e todo aquele que beber dessa fonte jamais terá sede, pois Ele é o único que pode suprir as nossas nessecidades físicas, emocionais e espirituais. A maioria do sofrimento humano está relacinada a falta desta água viva. Cada vez que nos afastamos de Jesus, mais sede sentimos. E quando ela aumenta, tomamos qualquer água que nos é oferecida sem nos preocuparmos se está contaminada, podendo assim contrair doenças físicas e espirituais.

Quantas pessoas já beberam dessa fonte e não entenderam que o desejo de Deus é nos tornar pessoas felizes e capaz de superar todas as dificuldades da vida.

Vamos acreditar que podemos. pelo poder do Espírito Santo, nos tornar pessoas que flui do nosso interior água viva.

Que Deus nos abençoe e nos inunde com essa água.

3 comentários:

  1. ESSE DOMINGO FOI MUITO ESPECIAL...PODEMOS CONTAR COM A PRESENÇA DE VARIAS PESSOAS...QUERO AGRADECER A TODOS, NÃO VOU CITAR NOMES PRA NÃO CORRER O RISCO DE ESQUECER ALGUEM...MAIS FOI UMA REUNIÃO MUITO LINDA ONDE MUITOS FORAM TOCADOS PELA PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO,NOSSA QUANTO AMOR .OBRIGADA SENHOR POR TUDO QUE TENS FEITO EM NOSSAS VIDAS... MUITOS CONCERTOS ,MUITAS RECONCILIAÇÕES, MUITAS CURAS...QUE O SENHOR SEJA SEMPRE LOUVADO...QUERO AGRADECER A TODOS QUE COMPARECERAM NA CELEBRAÇÃO DOS MEUS 25 ANOS DE CASAMENTO...OBRIGADA DEUS POR TER CUIDADO DE TODOS OS DETALHES

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Leia! Esse domingo tivemos a presença de várias pessoas muuito importantes! Muitos foram tocados, foi maravilhoso! Obrigada, Paai! ;)

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue nos orientando através da sua palavra e juntos vamos desfrutar dessa alegria.

    Que DEus nos ajude sempre.

    ResponderExcluir