segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Paraíso Perdido

Olá, amados! Tudo bem? Espero que tenham passado um ótimo fim de semana. 
Eu estou de volta a São Paulo, depois de uma semana abençoada na praia!


E posto a mensagem de hoje do livro "Pão da Vida".


Fiquem todos na paz de Cristo!


Paraíso Perdido

Gênesis 3:21-24:
"Então o Senhor Deus disse o seguinte:
- Agora o homem se tornou um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.
Por isso o Senhor Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado. Deus expulsou o homem e no lado leste do jardim pôs os querubins e uma espada de fogo que dava voltas em todas as direções. Deus fez isso para que ninguém chegasse perto da árvore da vida."

Filmes e livros já receberam o título de "Paraíso Perdido". A atitude humana, em todas as gerações, faz-nos supor que o homem continua desejando voltar para o jardim do Éden. Podemos concluir que naquele lugar, criado por Deus, o homem era feliz até desobedecer o Senhor. Até hoje ele está procurando a felicidade! Quando recebemos coisas boas de Deus, quase sempre abusamos delas. O apóstolo Paulo nos avisa que não devemos menosprezar a graça divina. Não é porque Deus perdoa que vamos continuar fazendo coisas que lhe desagradam (veja Rm 6:1).
Uma grande verdade se apresenta no texto de hoje. Deus, justo como é, não comete injustiça alguma: não poderia permitir que um culpado continuasse vivendo ali sem punição. Quando desagradamos ao Senhor, perdemos privilégios. Deixamos de ter um relacionamento íntimo com Deus, o que afeta nossa relação com nossos familiares e com o próximo. Pode até prejudicar nossa saúde; podemos perder a liberdade (os criminosos que o digam!), a paz ou o nosso dinheiro. Faça um cálculo: só no episódio de Adão e Eva, quantas vantagens eles perderam! Essa punição foi merecida, preventiva, lamentável, didática e amaldiçoadora. De acordo com o versículo em destaque (mais abaixo), Adão saiu do paraíso e imediatamente começou a cumprir sua sentença (não significa que o trabalho seja uma maldição, mas que o modo de obtenção do sustento seria mais penoso que no jardim). 
O fato glorioso de tudo isso é que Cristo nos dá uma nova oportunidade: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim" (Jo 14:6). Ele aponta para um novo lugar, muito melhor que o Éden, onde não haverá mal (Ap 21-22). Jesus também disse: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus" (Mt 5:3). Com ele, temos acesso ao paraíso.

Quem segue a Jesus viverá eternamente com ele no paraíso.

"O Senhor Deus mandou [o homem] embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado." (Gn 3:23)

- Livro Pão Diário (Direitos reservados à Rádio Trans Mundial). Mensagem do dia 30 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário