Continuando os ensinamentos do livro "Pão Diário", segue a mensagem de hoje!
Que Deus abençoe cada um de vocês que acompanha este blog, fiquem todos na paz de Cristo!
Medo?
1 Reis 19:1-9:
"O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal. Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado:
- Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!
Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim:
- Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.
Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse:
- Levante-se e coma.
Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo. O anjo do Senhor Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo:
- Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem.
Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado. Ali ele entrou numa caverna para passar a noite e, de repente, o Senhor Deus lhe perguntou:
- O que está fazendo aqui, Elias?..."
Elias foi um profeta de Deus em Israel no século IX a.C. Ele experimentou milagres de Deus na sua vida. Mediante sua oração não choveu durante três anos em Israel. Foi alimentado por corvos perto de um riacho. Não podendo mais ficar naquele lugar, foi enviado por Deus até uma viúva em Sarepta. Em Sarepta experimentou o milagre da multiplicação do azeite e da farinha, de modo que a viúva, seu filho e o próprio Elias puderam se alimentar. No Monte Carmelo, Elias obteve vitória sobre os profetas de Baal. Viu o fogo do Senhor descendo do céu, incendiando o holocausto preparado por ele.
Com tantos milagres, poderíamos pensar que Elias jamais sentiria medo diante de uma situação ameaçadora. Mas não foi o que aconteceu. O texto que você leu fala do medo de Elias diante da ameaça de Jezabel. O medo levou Elias a fugir para o deserto a fim de salvar sua vida. Essa situação lhe causou tanto desgosto que ele pediu a Deus que lhe tirasse a vida. Contudo, Deus não atendeu a esse pedido. Pelo contrário, veio ao seu encontro para motivá-lo e fortalecê-lo.
Isso também pode acontecer conosco. Num momento estamos fortes e confiantes na atuação de Deus, e logo depois um acontecimento qualquer pode nos deixar tristes e desanimados, às vezes até com vontade de não viver mais. Mas mesmo como Deus veio ao encontro de Elias, ele vem ao nosso encontro. Ele não condenou a fraqueza de Elias e nem o seu desânimo. Deus vai até ele e providencia o que mais estava precisando naquele momento. Com esse gesto, Deus diz a Elias: "Você está com medo, desanimado e cansado, mas eu estou aqui neste deserto com você. Eu não o deixo sozinho. Pode contar comigo." Assim também nós podemos contar com Deus. Afinal, o Deus de Elias é o nosso Deus.
"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31)
Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? (Rm 8:32).
- Livro Pão Diário (Direitos reservados à Rádio Trans Mundial). Mensagem do dia 24 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário